03/05/2015

Photoshop leve e gratuito: GIMP!


Oi gente!  A pedido da Taíssa Kerly, do blog Kety 2.0, trago este tutorial de como baixar um photoshop gratuito e leve para o computador. Existem vários editores de imagens por aí, o mais conhecido é o Photoshop. Nele é possível fazer de tudo, mas, como eu nunca o usei, acho-o um pouco complicado de mexer. Na época em que aprendi a mexer com edição de imagens meu computador era muito mais lento que hoje em dia, e o photoshop acabava pesando demais. Por todos esses motivos é que acabei aprendendo a utilizar o GIMPshop, um photoshop feito para o sistema operacional Linux (que por sinal é uma bosta), mas que pode ser baixado em outros sistemas operacionais de forma gratuita (pelo menos para algo esse tal de Linux serviu).
Antes de baixar o GIMP, é preciso saber que, mesmo o GIMP sendo um photoshop simples e gratuito, ainda assim será preciso paciência para entender todas as suas ferramentes, ainda mais se você nunca lidou com editores de imagens na vida. Mas não se desespere. Todo mundo aprende a mexer, mexendo. Não tenha medo de errar, assim que baixar o Gimp, abra nele uma imagem e mexa por tudo, a fim de descobrir pra que serve cada uma de suas ferramentas.
Segue o tutorial para o download do GIMP:

2- Clique em "Download Grátis"


3- Abrirá outra página. Aguarde alguns segundos, seu download iniciará na parte inferior da sua tela (clique na foto para ampliá-la)


4- Depois que seu download estiver concluído, abra-o clicando na flechinha que aparece ao lado da caixinha do download e em "abrir"


5- Aparecerá uma tela de confirmação perguntando se você "deseja permitir que o programa a seguir faça alterações no seu computador". Clique em "sim". Não consegui tirar print dessa tela, pois ela não permite.

6- Aparecerá a janela abaixo. Escolha a opção "Português (Brasil)" e clique em "OK"


7- Abrirá uma janela de instalação. Clique em "instalar"


8- Se iniciará a instalação. Aguarde.


9- Quando a barrinha verde se completar, aparecerá a janela abaixo. Clique em "concluir"


10- Pronto! O Gimp estará instalado no seu computador. Existem várias versões do GIMP, essa aqui é a que eu uso.

Obs: Provavelmente o GIMP não estará na sua área de trabalho. Por isso você terá de caçá-lo em seu computador.

Windows xp e 7: Vá em "iniciar", "pesquisar" e digite GIMP. Ele aparecerá na busca. Clique com o segundo botão em cima dele, vá em "enviar para" e selecione "área de trabalho".

Windows 8: Vá em "pesquisar" (na barra lateral) e digite GIMP na caixinha que aparecer. Clique com o segundo botão em cima do ícone do Gimp e selecione a opção "Abrir local de arquivo". Abrirá a pasta em que se encontra o GIMP. Clique nele com o segundo botão, vá em "enviar para" e selecione "área de trabalho".

Assim, o ícone do GIMP irá para sua Área de trabalho, facilitando seu uso.

Esse post foi especificamente para baixar o GIMP e não para aprender a usá-lo, mas pretendo criar outros posts para ensiná-los a mexer no programa. Espero que tenham gostado do tuto, e o principal: entendido! Hehe. Alguma dúvida? Comente...

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário